3. A EDUCAÇÃO POPULAR E A ATENÇÃO BÁSICA

O EdpopSUS centrou sua proposta formativa sobretudo nos agentes comunitários de saúde e nos agentes de vigilância em saúde, que são profissionais que têm seu trabalho vinculado fortemente ao território delimitado em que a atenção básica à saúde se organiza e se estrutura. O modelo de reorganização da atenção à saúde que tem na saúde da família sua principal estratégia, busca responder a maior parte das necessidades de saúde dos indivíduos e das comunidades, integrando ações de promoção, prevenção e proteção da saúde, com ações de diagnóstico, tratamento, manutenção e reabilitação da saúde.

É sob esta perspectiva que o trabalho de educação popular em saúde é fundamental para o enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde e para contribuir na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas nas necessidades das populações dos territórios e no exercício do controle social, principalmente considerando  a proximidade da atenção básica ao território de vida. A Educação popular ressalta a importância do reconhecimento dos saberes populares, e aponta para a inclusão de práticas de cuidado alternativas ao modelo hegemônico centrado na biomedicina, valorizando atitudes como o acolhimento, o afeto, a escuta e o encontro como importantes para o enfrentamento de situações de adoecimento.

Face ao exposto, propomos o debate das questões abaixo, uma vez que seu objetivo é refletir e propor estratégias de fortalecimento da atenção básica, enquanto modelo de reorientação da atenção à saúde no país:

a) Como tem se dado o trabalho nas equipes de saúde da família e nos territórios, uma vez que com a revisão da PNAB o modelo de atenção básica se encontra em disputa?
b) Quais são as principais dificuldades no processo de trabalho para o desenvolvimento de um enfoque educativo mais voltado para a análise crítica das condições de vida e de trabalho da população do território e a implementação de práticas alternativas de cuidado?
c) De que modo o EdpopSUS pode se articular com outras estratégias de defesa de uma atenção básica universal e organizada a partir das necessidades de saúde dos indivíduos e das comunidades?

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