Sobre o Curso EdpopSUS

Boas-vindas

Sejam bem-vindos(as) ao site do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde - EdpopSUS2 - iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a  Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Esta edição do curso - houve uma primeira edição entre 2013 e 2014 - é de modalidade presencial, com duração de 160 horas.

O objetivo do curso é contribuir com a implantação da PNEP-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais da saúde e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS, refletindo criticamente o próprio trabalho em saúde a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde.
 

Antecedentes

Ao longo dos últimos 25 anos, a Educação Popular tem tido uma importância estratégica para a construção do direito à saúde. Essa proposta fundamenta-se, no pensamento do educador Paulo Freire mas também em grandes educadores no campo da saúde, como Victor Vincent Valla - e outros.

Em 2013 a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEP-SUS), foi aprovada por proclamação pelo Conselho Nacional de Saúde. Essa política foi produto de um processo dialógico de mais de dois anos, e contou com a participação de movimentos sociais e instâncias governamentais através do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde - CNEPS.

A PNEP-SUS valoriza a “formação, comunicação e produção de conhecimento”, que “compreende a ressignificação e a criação de práticas que oportunizem a formação de trabalhadores e atores sociais em saúde na perspectiva da educação popular”.

Assim, consideramos o EdpopSUS 2 um instrumento de apoio à implantação da política nacional.

 

A proposta do curso

Assim, surgiu a proposta de realização do EdPopSUS, que se configurou em uma das estratégias prioritárias do plano operativo da PNEP-SUS, curso direcionado, sobretudo, à formação de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância em saúde (AVS).

Na sua 1ª edição, entre os anos de 2013 e 2014, o EdPopSUS1, teve uma duração de 53 horas, envolvendo 9 Unidades da Federação (Piauí, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal), tendo aproximadamente 19 mil trabalhadores da saúde inscritos. 

A experiência positiva do curso indicou a importância de sua continuidade e aprofundamento. Tanto o Departamento de Apoio à Gestão Participativa/ Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP/SGEP) como a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/FIOCRUZ) reafirmaram parceria para a continuidade do processo.

Em 2015 foi feito o planejamento da 2ª edição do curso EdPopSUS2, com carga horária de 160 horas, e 9 mil vagas orientadas, principalmente, a ACS e AVS, mas incluindo 30% de vagas para outros profissionaisda saúde e lideranças comunitárias.

O curso que iniciou no final de 2016 e terminará no final de 2018, desenvolveu nesse período 304 turmas em 15 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe, com aproximadamente 10.500 educandos.

O nosso curso busca favorecer a atuação dos trabalhadores nos processos de conquista de direitos em saúde da população e no fortalecimento da participação social.