4. CULTURA E EDUCAÇÃO POPULAR

A dimensão da cultura é estruturante para a prática da educação popular, pois está associada à identidade de um povo, ao modo como se organiza para transformar a natureza e gerar formas de subsistência, à sua formação histórica e cosmovisão.

Esta dimensão está presente no curso, principalmente nos eixos II e IV. No eixo II, ao abordar as políticas de equidade, referindo-se aos diferentes grupos vulneráveis apoiados por estas políticas, refletindo sobre as formas de lidar com as especificidades culturais que constituem estes povos.  No eixo IV, ao falar da história e da memória presentes nos territórios, também estamos falando das expressões culturais que marcam aquele lugar.

Uma das mais importantes expressões da cultura se dá através da arte, que é um fazer fundamental para os processos pedagógicos, principalmente na perspectiva da educação popular. Isto pelo poder libertador e estimulador da criatividade que a arte apresenta. Por mobilizar outros canais além do racional, mexer com os sentidos, a sensibilidade, as emoções, a arte é um instrumento prazeroso e poderoso  para promover o aprendizado.

Algumas questões propostas a partir das quais o grupo de trabalho poderia refletir:

a) De que maneira o reconhecimento da história, das lendas, das lutas locais e de personagens significativos das comunidades, podem ser potencializados para fortalecer o sentido de pertencimento e de identidade dos educandos? 
b) Como lidar com a grande diversidade de culturas presentes no território brasileiro, respeitando-as e fortalecendo-as, através de um material didático único para todos? 
c) Como estimular a utilização da arte e da linguagem artística tanto nas produções dos educandos no curso, quanto em seus processos de trabalho?

Para saber mais sobre os temas que serão discutidos ao longo do encontro, veja o tema de referência clicando aqui!