As Práticas Educativas em Educação Popular em Saúde objetivam a incorporação de saberes e vivências com a intenção de desenvolver uma reflexão crítica e um olhar ampliado da realidade vivenciada pelos educandos e educadores. A educação popular em saúde leva em conta os saberes prévios dos indivíduos, no sentido de compreender o caminho percorrido por cada um, seus ensinamentos, suas culturas, seus valores, suas necessidades. Outra característica da educação popular e a troca de saberes que é sempre necessária pelo fato de haver um distanciamento cultural, que dificulta o diálogo entre os serviços de saúde e a população.
O fortalecimento de vínculos e a promoção do acolhimento também podem ser utilizados como estratégias, que favoreçam ações educativas mais dialogadas e participativas, com vistas a compreender, reconhecer e atender as reais necessidades de saúde. O saber popular e a cultura exercem forte influência na visão de mundo, nos hábitos de vida, nos costumes e no comportamento dos sujeitos sociais. Por este motivo, deve-se considerar o contexto cultural dos sujeitos envolvidos a fim de possibilitar uma construção compartilhada do conhecimento.
a) De que forma o Edpopsus valorizou e reconheceu o saber popular em suas práticas pedagógicas?
b) De que maneira podemos estabelecer uma relação entre saber popular e os serviços de saúde?
c) Vocês consideram que o EdPopSUS influenciou na sua prática dos profissionais de saúde, nos movimentos sociais, na comunidade ou no território?
Para saber mais sobre os temas que serão discutidos ao longo do encontro, veja o tema de referência clicando aqui!